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Entenda como o feriado chinês pode impactar as importações

Diferentemente do Brasil, que comemora a virada de ano no final de dezembro, a China comemora o ano novo em fevereiro, conforme as fases da lua e as posições do sol. O feriado chinês decorre dessa comemoração relativa à virada de ano e pode afetar de diversas formas o suprimento dos importadores ao redor do mundo, dentre eles, os brasileiros.

Oficialmente, o Governo Chinês determina uma semana de feriado, mas culturalmente esse tempo pode ser estendido para um mês. Isso acontece porque a maioria dos trabalhadores vem do interior do país e usufruem desse momento para voltar para casa e passar um tempo com a família.

Com isso, todas fábricas param em Fevereiro e não sabem ao certo o dia do retorno da operação, já que os funcionários vão voltando aos poucos. Essa parada de produção demanda uma adaptação das empresas que dependem do produto chinês e alguns cuidados devem ser tomados.

  1. 1. Programação de compra antecipada: Com a parada de um mês em fevereiro, é preciso programar bem as importações, já que muitas empresas irão antecipar seus pedidos e o lead time de produção irá aumentar.
  2. 2. Planejamento e controle de estoque: É um período que sucede os feriados brasileiros e a redução da demanda temporária pode mascarar as necessidades de estoque.
  3. 3. Dificuldade logística: Os transportes rodoviários aos terminais e portos ficam difíceis de contratação e os armazéns têm dificuldade na estufagem dos contêineres.
  4. 4. Aumento no valor do frete internacional: pelo aumento da demanda, o valor do frete internacional aumenta. Isso deve estar no planejamento orçamentário.
  5. 5. Descompromisso do Chinês na iminência do feriado: quando começa a chegar o momento do feriado, muitos chineses ficam ansiosos e podem não tratar o embarque da carga com a mesma importância que o importador.

Na minha última ida à China em Janeiro, conversei com uma chinesa sobre a expectativa do feriado.

Alisa Li tem 28 anos, é assistente comercial e mora na própria fábrica. Visivelmente emocionada, ela retratava a saudade do filho de 2 anos e a ansiedade de vê-lo. A única vez no ano que pode fazer isso é no feriado chinês. Certo ou errado? Apenas cultural.

Expatriação de Executivos: saiba mais sobre esse fenômeno

É cada vez maior o número de pessoas que se mudam para outro País para trabalhar (por um certo tempo ou definitivamente). Enquanto uns decidem por se mudar por conta própria (conforme dito no meu primeiro artigo, lembram disso?), outros o fazem a pedido da empresa em que trabalham. Do lado individual, buscam-se novos desafios, experiências de vida e melhor colocação profissional.

Por parte da empresa, almeja-se cada vez mais a sua tão sonhada internacionalização, quando muitas vezes é necessário enviar seus melhores e mais confiáveis funcionários para que ocorra da melhor forma possível. Este fenômeno é conhecido como Expatriação de Executivos, e vem ganhando cada vez mais destaque no mercado e na academia, tendo em vista que o número destes trabalhadores globais vem cada vez mais crescendo nos últimos anos. Hoje entenderemos um pouco mais sobre dois importantes tipos de expatriados: os Auto-Expatriados e os Expatriados “Tradicionais”

Auto-Expatriados

São pessoas que vão trabalhar no exterior geralmente na busca de melhores oportunidades profissionais e qualidade de vida, candidatando-se para vagas em empresas “gringas” por conta própria. Este tipo de expatriados, comparados aos Expatriados “Tradicionais”, geralmente são:

● mais jovens
● menos experientes
● contratados por empresas

Expatriados “Tradicionais”

O tipo de expatriados mais conhecido, contudo, são aqueles trabalhadores que recebem da sua empresa uma oferta para trabalharem numa vaga da própria empresa em outro país. Eles são enviados para o exterior para apenas ficarem por um período específico, com o intuito de em seguida retornarem para a empresa em seu País de origem. Estes trabalhadores são geralmente:

● mais experientes
● possuem um cargo de maior hierarquia na empresa – muitas vezes de chefia (Peltokorpi, 2008)
● são oferecidos pacotes generosos para realizarem suas tarefas no exterior

O longo caminho pela frente

Apesar de ser uma estratégia potencialmente muito interessante, a realidade ainda é preocupante. Segundo Oliver Nakamura, sócio de capital humano da Ernest & Young, o perfil das empresas brasileiras que utilizam desta estratégia é mais “reativo” do que “estratégico”. Isto é, a maioria das organizações do nosso País expatriam seus executivos sem desenvolverem estratégia e planejamento apropriados para isto, comprometendo os seus resultados. É essencial que haja uma devida preparação não apenas por parte da empresa, mas também do executivo a ser expatriado (como preparação cultural, treinamento estratégico em relação às etapas da sua expatriação, etc.).

E então: vale a pena?

Para concluir, a expatriação de executivos ainda é uma relativa novidade para o mercado brasileiro, mas que aos poucos está firmando o seu papel e provando a sua importância para a expansão das nossas organizações. Antes de uma empresa investir nessa trabalhosa estratégia é importante que haja um devido planejamento (do antes, durante e depois) para buscar-se os melhores resultados.

O quão importante seria esta estratégia para a sua empresa? Já está na hora de dar este novo passo, ou seria um planejamento a longo prazo? Talvez essas respostas te façam perceber que talvez ainda seja cedo demais para se pensar nisso, ou talvez nem faça parte de uma futura realidade. Mas, caso seja: faça um bom planejamento e tenha uma boa viagem!

Importação para Pequenos e Médios empreendedores: é possível?

Cada vez mais, pequenos e médios empreendedores têm sido atraídos para o universo da importação devido às inúmeras vantagens que são proporcionadas. Muitos ainda imaginam que apenas empresas de grande porte estão aptas aos negócios internacionais mas isso não é verdade.

Então, quais são as vantagens de investir em importação?

Tecnologia: Variedade de fornecedores disponíveis no mercado internacional que permite ao importador encontrar novos maquinários e tecnologias disponíveis no mercado interno  que alavanquem a produtividade da empresa.

Produtos: Investir no desenvolvimento de novos produtos e matéria prima possibilita para a empresa uma diversificação de produtos chamando a atenção de novos clientes aprimorando os produtos já existentes tornando-os mais atrativos.

Redução de Custos:  Possibilidade de encontrar fornecedores que consigam reduzir custos  já que  no mercado internacional o leque de opções é imenso.

Competitividade: A importação possibilita aos empreendedores disponibilizar produtos/serviços de boa qualidade a preço acessível,  causando assim uma diferenciação no serviço/produto prestado impactando diretamente na decisão final do cliente.

Novos Mercados: O contato com comércio internacional é sempre intenso e  abre muitas oportunidades para empresas que antes sequer imaginavam-se importando. A experiência internacional abre portas para mais clientes, fornecedores e muito aprendizado.

Mão de Obra qualificada:  As chamadas tradings companies são empresas habilitadas a tratar de todo o processo de importação, desde a conferência de documentos, contato com despachantes, negociação de melhores preços/fretes, prospecção de fornecedores, estimativas de custos, até a entrega no cliente tornando-se  assim uma boa opção para pequenos e médios empreendedores que precisam de uma assessoria especializada em negociação internacional.

E como importar pequenas quantidades?

O que muitos não sabem é que não é necessário preencher todo o espaço de um container para poder importar. Importando na modalidade LCL (Less Container Load),  o importador/exportador pode dividir o espaço no container tornando a importação possível e reduzindo o custo.

A competitividade no mercado nacional tem exigido cada vez mais das empresas, oferecer produtos diferenciados, qualidade, inovação, manter-se lucrativo e atrativo no mercado não é algo fácil, mas sem dúvidas portanto a importação é um caminho para os empreendedores que buscam formas de obterem sucesso em seus negócios.

O Blockchain e o futuro do mundo dos negócios

Blockchain é uma tecnologia que tem como função armazenar uma lista de dados integrados e seguros através de criptografia. Um blockchain é resistente à modificação de dados. A ideia é que ele sirva como uma cadeia de armazenamento seguro e homologação de transações realizadas entre duas partes, de forma eficiente e sem a necessidade de intermediários.

A missão da tecnologia é construir um futuro financeiro mais aberto, mais acessível e mais justo. Este conceito está revolucionando a indústria dos serviços financeiros permitindo a autenticação e transação imediata sem custos intermediários. O blockchain ficou muito conhecido pelas criptomoedas, mas ela não está restrita somente às operações financeiras, mas também a operações que visam a troca de informações ou acordos entre duas partes.

 

Como o blockchain pode transformar o comércio exterior?

O comércio exterior consiste em um conjunto de operações contratuais, logísticas, aduaneiras e financeiras entre duas partes, o importador e o exportador. Todos estes processos demandam:

● utilização de sistemas;
● preenchimento de formulários;
● assinatura de contratos;
● transações financeiras internacionais;
● dentre outros documentos confidenciais.

Sendo assim, existe a demanda de utilização de um grande número de intermediários em suas operações e este ambiente cria uma série de oportunidades para a utilização de blockchain nestes processos reduzindo assim o número de intermediários nas importações e exportações.

 

Batavia

Um exemplo de como pode ser bem aplicado é a plataforma Batavia da IBM para comércio exterior.

Desenvolvida em 2016 com iniciativa do banco suíço UBS e da IBM, hoje conta com mais quatro bancos que também se uniram ao projeto (Bank of Montreal (BMO), CaixaBank, Commerzbank e Erste Group) além da  colaboração da indústria de transporte.

Através da criação dessa rede de informações compartilhada por toda a cadeia de comércio exterior, enumerou-se uma série de vantagens em fazer transações de forma digital através da Batavia. Algumas delas:

✓ Redução drástica da utilização de papel;
✓ Menos erros por reprocessamento de informações;
✓ Menos retrabalho no controle de documentos por várias partes;
✓ Redução de intermediários nas operações financeiras;
✓ Aumento da agilidade nos pagamentos internacionais (que hoje duram dias para serem processados).

 

A evolução do Blockchain permitirá a redução de tempo e dinheiro às empresas

Caso a tecnologia blockchain seja bem aceita e se desenvolva dentro da cadeia de comércio exterior, será possível registrar todos dados nas operações de importação e exportação de forma permanente e imutável.

Todos os agentes na cadeia teriam acesso a estas informações tais como:
● quando um produto deixa o armazém e é carregado no contêiner
● tipo de produto
● sua classificação fiscal
● quantidade
● volume
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Usar uma versão oficial dos dados reais da carga, torna a os processos de verificação e controle menos necessários, pois o índice de erro devido ao reprocessamento da informação são muito menores.

Você concorda que o blockchain geraria mais eficiência e agilidade reduzindo tempo e dinheiro nas operações de comércio exterior? Deixe o seu comentário!

Por que mudar o incoterms da minha importação de CFR para FOB?

O Incoterms (International Commercial Terms) é o ponto de partida das negociações para a aquisição ou venda de um produto para outros países. Estes termos definem as responsabilidades do exportador e do importador para a contratação da logística internacional.

São eles:

1. Incoterm CFR (Custo e frete) o exportador fica responsável pela contratação de toda logística internacional até a atracação do navio no porto do país de destino. A partir daí o importador assume todos os custos logísticos até a entrega da mercadoria em seu armazém e finaliza com a devolução do container vazio.

2. Incoterm FOB (Free on board) a contratação do frete internacional fica a cargo do importador, dando a ele mais opções, autonomia e poder de decisão.

Essa pequena alteração (de CFR para FOB), durante a negociação de compra, pode trazer benefícios significativos ao importador, pois no momento que o exportador forma o valor de venda do produto no Incoterm CFR, usa como base o maior valor de frete internacional já pago por ele para cobrir os custos do embarque durante um determinado período.

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Existem também situações onde o exportador não permite que a compra seja realizada CFR, pois há de alguma forma, uma compensação entre o agente escolhido por ele na origem com o agente de destino. Nestes casos o importador acaba sendo bastante prejudicado, pois obrigatoriamente tem que aceitar o serviço, free time e despesas de destino acordada entre os envolvidos.

Mas então, quais são as vantagens de migrar as importações para o Incoterm FOB e o que irá mudar no dia-a-dia do importador?

Redução o valor final do produto, pois possibilita buscar o melhor valor de frete internacional no período do embarque;

✓ Pode optar por embarcar em serviços com um tempo de trânsito (transit time) mais longo e reduzir ainda mais o custo com o frete marítimo ou caso tenha urgência do produto, pode optar em contratar um serviço com um (transit time) mais curto;

✓ Possibilita a negociação de um free time maior para a devolução do container vazio. Normalmente os embarques CFR são contratados com um free time de 7 a 14 dias para a devolução do vazio. Nem sempre esse tempo é suficiente para o importador concluir os tramites de nacionalização da carga no Brasil;

✓ Pode realizar a contratação do frete internacional no Brasil através de uma agente de cargas;

✓ Receberá uma assessoria completa quanto a valores e opções de serviços (direto ou com transbordo);

✓ Saberá quanto irá pagar pelo frete e despesas de destino;

✓ Receberá informações constantes mediante a follow up quanto ao andamento da importação de quem detém o know-how da área;

Em resumo, a compra de um produto no Incoterm FOB  traz benefícios como a redução de custos, valores e free time preestabelecidos e mais controle para o importador do que o CFR.

Caso você, leitor, tenha alguma dúvida sobre esse tema ou outros assuntos relacionados ao frete internacional e agenciamento de carga, pode entrar em contato com a Ethima Logistics através do e-mail: contato@ethima.com.br ou pelo telefone (47) 3349-2767. Além disso, você também pode conhecer um pouco mais sobre nossos serviços acessando o nosso site: www.ethima.com.br