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UNQ é destaque na revista Liderança Empresarial

Confira o artigo do diretor da UNQ, Marcelo Raupp, na revista Liderança Empresarial, da Acic Criciúma.

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MERCADO INTERNACIONAL: VIAJANDO À CHINA

Por: Marcelo Raupp, empresário e consultor em negócios internacionais (marcelo.raupp@unq.com.br).

A China tem sido nos últimos anos o centro das atenções dos negócios internacionais. A capacidade de desenvolvimento e tecnologia são fatores que têm garantido importantes incrementos à qualidade e à produtividade das indústrias locais. Somadas a outros critérios como logística apropriada, desvalorização da sua moeda e uma ambição intensa pelo trabalho, tem permitido atender o mercado global com produtos diferenciados e de baixo custo.

Visitando o país, toda essa condição fica ainda mais presente. Os paradigmas são quebrados e as oportunidades ficam mais evidentes, já que qualquer preconceito existente é anulado pela realidade. Mas viajar para a China ainda representa um choque cultural e a preparação é fundamental para compreender as diferenças, principalmente, na comunicação e na alimentação, que podem ser os maiores problemas.

Comunicação

Para se obter êxito nos negócios internacionais é preciso não apenas falar um idioma comum (normalmente, o inglês), mas entender culturalmente a forma de se comunicar. No caso da relação entre chinês e brasileiro, por exemplo, é muito comum o brasileiro buscar preços mais baixos. Dependendo da forma como se apresenta este interesse, o chinês pode entender que o brasileiro quer um produto com qualidade proporcional ao preço mais baixo. Ou seja, reduz o preço, mas reduz a qualidade também. Não por maldade, mas pela cultura. No final das contas, o brasileiro acha que conseguiu ganhar com a redução do preço, mas recebe um produto diferente daquele que tinha solicitado inicialmente, já que o chinês alterou o produto para chegar no preço solicitado. Por isso, é importante sempre deixar clara a necessidade de redução de custos sem a perda de qualidade. Uma boa dica é trocar a palavra cheap (barato em inglês) pela expressão better price (melhor preço).

Alimentação

As refeições são grandes formas de aproximar e fazer negócios no mundo todo. Como são bons anfitriões, é comum os chineses oferecerem o melhor (pelo menos, na visão deles). Neste caso, as surpresas podem acontecer. O cardápio, claro, é diferente. E começa com a própria apresentação, já que a comida fresca tem muito valor e o menu é apresentado vivo. Os peixes, camarões, lagostas e afins estão todos em aquários e locais apropriados para serem escolhidos. Na minha primeira experiência, em 2010, vi cobras nas gaiolas (as venenosas estavam cobertas por uma lona) e resolvi experimentá-las fritas. A carne estava bem saborosa, mas o couro servido com salada nem tanto. Sem dúvidas, o momento mais tenso aconteceu quando comia uma carne branca sem saber o que era e fui informado que era carne de sapo. Estava uma delícia até saber do que se tratava. Era a cultura jogando contra as emoções.

Para evitar constrangimentos que podem até mesmo soar ofensivos, uma conversa descontraída antes das refeições é uma boa saída. Deixar claro que não se está acostumado a comer certas iguarias é mais simpático do que fazer cara feia à mesa.

Dentro de todas as experiências, para mim, o melhor de tudo ainda é encontrar soluções para as empresas da nossa região. Muitas vezes, produtos melhores com a metade do custo são a vantagem competitiva para a empresa se diferenciar no mercado. Em outras ocasiões, a exclusividade em um produto ou matéria-prima se torna o principal atrativo. O importante é usar o conhecimento da cultura a favor e mostrar-se aberto a novas possibilidades e formas de pensar.

Claro que é possível encontrar empresas ruins, produtos sem qualidade e pessoas com más intenções na China. Mas isso não é regra como muitos pensam. Eu diria que a proporcionalidade é a mesma do Brasil. E da mesma forma como aqui, é preciso entender o mercado e as particularidades e fazer o filtro para usufruir dos benefícios disponíveis. Não há segredo, há trabalho. E, a cada viagem, é possível perceber como existe um mundo de negócios a explorar. Basta oportunizar!

Posse de Donald Trump gera insegurança no mercado internacional

Por: Renato Barata Gomes, empresário e consultor em negócios internacionais. renato.barata@unq.com.br

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Foto: Reprodução.

 A cerimônia de posse do novo presidente norte-americano ocorreu na última semana, dos dias 19 a 21 de janeiro, incluindo diversos ritos tais como shows de bandas locais, homenagens aos veteranos, discursos, fogos de artifício, cultos religiosos, encontro com Barack Obama, comitivas, juramento do presidente e bailes de gala. A posse de Donald Trump marca certamente um dos momentos históricos mais importantes dos últimos anos, principalmente por seu perfil de gestão. Trump tem feito constantes declarações polêmicas causando insegurança no mercado internacional. Listo abaixo algumas das declarações mais impactantes:

O muro na fronteira com o México

Trump diz que construirá um muro na fronteira com o México e que posteriormente solicitará o reembolso das despesas ao governo Mexicano. O muro é um símbolo claro da intolerância contra a migração ilegal de mexicanos e de outros países que utilizam a fronteira sul dos Estados Unidos para ingressar ao país em busca de melhores condições de vida. Para se ter uma ideia, estima-se que existam mais de 25 mil criciumenses vivendo ilegalmente nos EUA.

Políticas de armamento

Donald Trump diz ser a favor da posse de armas e critica os países que não permitem esta política. Ele argumenta que os delinquentes acabam tendo acesso às armas de forma ilícita. Assim, as organizações criminosas acabam fortalecidas e não o contrário.

Terrorismo e o petróleo

O presidente eleito declara que o estado islâmico só será vencido quando se retirar o petróleo que está sob o controle deste regime. Declarações como esta despertam questionamentos sobre possíveis guerras pelo controle do petróleo e poder.

Aquecimento global

Trump alega que o aquecimento global é uma farsa e quer romper o acordo de Paris, assinado por 195 países, inclusive pelos EUA, e que tem como objetivo estabelecer metas para a redução do aquecimento global.

Sanções contra produtos chineses

O presidente eleito dos EUA considera que a China manipula sua moeda de forma ilegal para evitar competição, além de sobretaxar os produtos americanos. Por isso, Trump tem anunciado que criará sanções contra a China na ordem de 45%.

Aumento de tarifas de importação contra produtos mexicanos

Trump é contra empresas americanas instalarem-se no México e depois reexportarem os produtos aos EUA sem um aumento nas taxas. O presidente anunciou que aplicará tarifas que podem chegar a 34% sobre as importações de produtos mexicanos.

Polêmicas geram especulações e volatilidade cambial e na bolsa de valores

Na prática, muitas destas polêmicas não são diretamente direcionadas ao Brasil, mas indiretamente gerarão insegurança e volatilidade, tanto no dólar quanto nas bolsas de valores globais, impactando o cenário econômico mundial, incluindo a economia brasileira.

Texto originalmente publicado no jornal A Tribuna, Criciúma, 25/01/17.

Para mais informações sobre comércio exterior, entre em contato com a UNQ.

O que é: Importação por Conta e Ordem

Na importação por conta e ordem, uma empresa interessada em uma determinada mercadoria, contrata uma prestadora de serviços – a importadora por conta e ordem – para que esta, utilizando os recursos originários da contratante, realize os procedimentos necessários para importação. A atuação da empresa importadora pode abranger desde a simples execução do despacho de importação até a intermediação da negociação no exterior, contratação do transporte, seguro, entre outros. O importador de fato é a empresa que deseja importar que também pactua a compra internacional e dispõe de capacidade econômica para o pagamento.

Já a operação cambial para pagamento de uma importação por conta e ordem pode ser realizada em nome da importadora ou da adquirente. Dessa forma, mesmo que a importadora por conta e ordem efetue os pagamentos ao fornecedor estrangeiro, antecipados ou não, não se caracteriza uma operação por sua conta própria, mas, sim, entre o exportador estrangeiro e a empresa adquirente, pois dela se originam os recursos financeiros.

Fonte: Receita Federal do Brasil.

A UNQ Import Export tem expertise para auxiliar sua empresa em todas as etapas do comércio exterior. Entre em contato: unq@unq.com.br.

Vale a pena importar revestimento da China – Piso Laminado e Piso Vinílico

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Foto: Reprodução.

Por: Marcelo Raupp, empresário e consultor em negócios internacionais. marcelo.raupp@unq.com.br

Nas últimas semanas, devido ao aumento das possibilidades e também das exigências no mundo da arquitetura, tratamos de diferentes tipos de revestimentos que a China pode prover com qualidade. Vimos que o porcelanato, o papel de parede e as pedras industrializadas, como Silestone e Corian, podem sim gerar bons resultados quando trabalhados na importação por uma empresa com a expertise necessária no assunto. Para finalizar a série sobre as oportunidades na importação de diferentes tipos de revestimentos, hoje, os pisos laminados e os pisos vinílicos serão o foco da vez. Afinal, vale a pena importar?

A diferença entre eles

A principal diferença entre ambos está na composição e, naturalmente, as características de cada um estão baseadas nela. O piso laminado é composto por diferentes tipos de madeiras aglomeradas, o que permite o fácil assentamento sem a necessidade de um contrapiso tão nivelado. A propagação do som é um dos seus pontos fracos. O piso vinílico tem a estrutura em PVC e, por isso, consegue abafar bem os ruídos e preservar melhor a temperatura. Além disso, é antialérgico e não mancha, embora seja de fácil abrasão, dependendo do local que estiver exposto. Para este tipo de produto, no entanto, a principal característica ainda está na flexibilidade e colocação. Tanto o piso laminado quanto o piso vinílico podem ser colocados em poucos dias e transferidos para outro lugar quando necessário.

A importação

Para a importação destes produtos também é preciso avaliar suas características. O piso laminado, pela sua natureza, passa por um papel muito mais burocrático na importação. O piso vinílico, por outro lado, tem possibilidades muito maiores com relação às oportunidades.  Primeiro, porque o processo em si é mais simples. Segundo, porque a possibilidade de manufatura na China é muito mais extensa. Desde designs diversificados, a tecnologia de desenvolvimento e instalação permite atender os mais diferentes interesses dos consumidores. E, por último, e mais importante, dois aspectos que complementam o grande benefício: pelo pioneirismo na produção, a China fornece alta qualidade e preços bem atrativos para os pisos vinílicos.

Resultados de uma oportunidade bem aproveitada

Como as opções são muitas, é preciso conhecer bem o mercado que se está atuando. Não serão os chineses que darão a resposta sobre os produtos que mais vendem por aqui. Principalmente, porque os gostos, baseados na cultura, são bem diferentes. Não há dúvidas de que há grandes oportunidades na importação de piso vinílico. Para aproveitar dos resultados, no entanto, é fundamental conhecer o mercado local e, principalmente, contar com uma empresa capacitada que dê o melhor suporte no desenvolvimento na China, faça a negociação internacional para os melhores benefícios, coordene todo o processo logístico e aduaneiro e garanta que o que foi planejado, em termos de custo e tempo, sejam cumpridos conforme seu planejamento.

Texto originalmente publicado no jornal A Tribuna, 18/01/2016, Criciúma-SC.

Para saber mais sobre como importar revestimentos da China, entre em contato com a UNQ Import Export.

Nosso blog é destaque na revista da Portonave

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O blog O Mundo dos Negócios foi destaque na revista da Portonave de janeiro. Confira o texto do diretor da UNQ, Marcelo Raupp, na publicação.

4 motivos para começar a importar

Por: Marcelo Raupp (marcelo.raupp@unq.com.br)

É fato que hoje a concorrência não é mais regionalizada, simplesmente. Pela crescente capacidade tecnológica e a facilitação na comunicação, as possibilidades de negócios são inúmeras e as empresas têm acesso a quase todo o mundo naturalmente. Os produtos internacionais chegam ao Brasil com mais facilidade e os consumidores têm muito mais opções de escolha na hora da compra. Por isso, é preciso encontrar caminhos para convencer que a melhor alternativa é a sua, transformando as ameaças de um mundo globalizado em oportunidades regionais. Para entender um pouco mais das vantagens, destaco a seguir quatro principais motivos.

Redução de Custos

Abrindo oportunidades para compras internacionais, a empresa multiplica a sua possibilidade de suprimento e o parâmetro é mais completo na hora da decisão. Em alguns casos, a importação direta possibilita uma redução maior que 50% se comparada com a compra nacional. Isso mesmo! O custo de toda a importação, incluindo o produto, o frete internacional, os impostos e todas as taxas envolvidas, pode gerar uma economia muito importante num momento econômico em que as vantagens competitivas estão nos detalhes. Não é raro ver empresas economizando R$ 200 mil por mês por estarem à frente neste processo de compras. E mesmo que o ganho seja menor, as vantagens conseguidas em escala certamente farão uma grande diferença na concorrência acirrada. Com custo mais baixo, é possível promover melhores preços, ganhando no giro do produto, ou aumentar a margem na venda, mantendo os preços.

Produtos Diferenciados

Sabemos que alguns países são marcados por terem bastante afinidade com certos tipos de mercados. São especialistas em moda, tecnologia, produtos alimentícios, etc. que acabam sendo referência no desenvolvimento de produtos dentro do nicho. A aproximação com empresas destes países que criam as tendências nas suas áreas é muito importante para apresentar produtos diferenciados e com antecedência no mercado. Complementar o portfólio com um mix de produtos novos pode ser o diferencial na opção do cliente. Além disso, produtos inovadores nem sempre são mais caros. Há exemplos frequentes de empresas que encontraram produtos diferenciados lá fora com valores compatíveis com o mercado.

Informações Atualizadas e Antecipadas

Em um mundo assim globalizado, as informações são a base para as melhores decisões. Quanto mais pudermos entender as dinâmicas das compras internacionais, mais preparados estaremos para tomar decisão em um mercado tão volátil. O contato com o mundo de onde se importa permite receber as informações com antecedência. Seja em tendências, tecnologia, economia, logística e afins, todas as informações darão subsídio para um caminho com menos riscos.

Resultados de uma oportunidade bem aproveitada

As características do mercado atual, com uma velocidade de mudança muito intensa e uma concorrência cada vez mais global e acirrada, demandam um perfil empresarial com a mesma dinâmica. Buscar vantagens competitivas nos detalhes, permitindo que as oportunidades de compra global façam parte do dia a dia da empresa, é pré-requisito para um caminho bemsucedido. Afinal, o dinheiro se ganha na compra bem feita.