É a hora de exportar!
As circunstâncias econômicas têm mostrado a cada dia que o empresário moderno, para se manter competitivo, deve apostar no mercado internacional. Indubitavelmente, nestes tempos de crise, os detalhes na profissionalização serão os diferenciais para manter a empresa no mercado. E encontrar o caminho certo para importar e exportar não são mais estratégias opcionais, são, sim, parte de um contexto necessário. Para se ter uma ideia de como precisamos melhorar, hoje, apenas 20 mil empresas brasileiras são exportadoras e 40 delas respondem por mais de 50 % das exportações.
Por isso, esta semana, o ministro do Desenvolvimento, Comércio e Indústria, Armando Monteiro, preparou o Plano Nacional de Exportação, o qual deve ser anunciado no dia 23 pela presidente. Este plano, na verdade, é um programa para incentivar as empresas a levarem seus produtos para o mundo. O objetivo é criar métodos que facilitem o acesso às vendas internacionais mediante 5 pilares anunciados. São eles: 1) acordos comerciais com busca de países parceiros; o governo tem feito isso com China, Uruguai, México, União Européia e Estados Unidos; 2) facilitação do comércio através da desburocratização de processos – o objetivo é reduzir o tempo de permanência nos portos e dar mais competitividade às empresas; 3) financiamento, seguro e garantia das operações para certificar o resultado positivo dos processos; 4) melhora dos regimes tributários especiais como, por exemplo, o Drawback; e também a 5) promoção comercial com o fomento de feiras, eventos e encontros de negócios.
O objetivo do governo, na verdade, é buscar alternativas para os problemas de consumo que temos no país. Se não há consumidores locais, é fundamental busca-los em outras partes do mundo. Por isso, é o momento ideal para as empresas aproveitarem esses incentivos do governo, buscarem capacitação a respeito do processo de internacionalização, encontrar parceiros especializados para obter uma orientação profissional e, no final de tudo, aproveitarem o status e os benefícios gerais de ser uma empresa exportadora.
Por ora era isso! Na Zdrowie!
Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br