A importação ainda vale a pena?
Mesmo com a alta significativa da moeda americana nos últimos meses, a importação continua sendo uma boa alternativa para as empresas em uma economia com a crise que temos visto. Em alguns casos, os custos de importação são tão menores que, mesmo com o aumento do dólar, ainda é vantajoso trazer de fora do país. Em outros casos, além do menor custo, pode-se encontrar produtos com maior valor agregado e incrementar o mix de produtos com um material diferenciado.
E isso não é algo restrito ao Brasil. Outros países também têm passado por situações parecidas por esta oscilação cambial. Pela desvalorização do Euro, por exemplo, muitas grifes europeias têm visto seus produtos ficarem mais baratos para americanos e chineses, que mantiveram a força da sua moeda. Para não prejudicar a marca com produtos mais baratos no mercado, as grifes têm aumentado seus preços. Assim, evitam que a marca perca valor nestes países com maior potencial de compra atual.
O valor da marca adquirido deve ser tratado com bastante cautela nestes períodos de insegurança econômica e variação cambial. Muitas vezes, na expectativa de aumentar as vendas, as empresas reduzem o preço dos seus produtos. Esta redução pode resolver pontualmente o faturamento, mas também pode sacrificar a marca com uma perda de valor na percepção de seus consumidores.
Por isso, é importante considerar sempre custo e valor de produto na hora de importar e de vender. A identidade da marca é o maior ativo que a empresa pode ter e valorizar em tempos de crise é um desafio e tanto. No final das contas, um jacarezinho na camiseta não vale nada até entendermos o valor da marca.
Por ora era isso! Na Zdrowie!
Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br