Blog da UNQ

Parceria comercial entre Brasil e Alemanha

Por: Renato Barata Gomes, diretor da UNQ Import Export.

A partir de hoje, apresentarei uma série de dicas ferramentas de gestão que funcionam bem no exterior, e que poderíamos usar como modelo aqui no Brasil. A dica de hoje vem da Alemanha, um país muito próximo ao Brasil em termos de relações comerciais. Dados de 2015 do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, revelam que a Alemanha foi o 4º maior destino das exportações brasileiras e a 3º maior origem das importações brasileiras.

blog2310

Existem diferenças nas rotinas de gestão entre Brasil e Alemanha

Tive a oportunidade de morar na Alemanha por 3 anos, parte do tempo no ambiente acadêmico onde realizei um mestrado, e parte do tempo profissionalmente trabalhando em uma multinacional do setor automotivo. A vivência neste país, me fez perceber que, apesar da proximidade comercial, a forma como alemães e brasileiros conduzem negócios no dia a dia são, muitas vezes muito distintas.

A pontualidade alemã

Um dos aspectos que mais me impressionaram durante o tempo residindo na Alemanha, foi a forma séria com que os alemães lidam com o tempo, não só no trabalho, mas no seu dia a dia. A pontualidade alemã é algo que funciona tão bem dentro da sua cultura, que eles se sentem orgulhosos desta característica. Lembro-me de ficar espantado em ver como as escalas de tempo estampadas nas paradas de ônibus, eram cumpridas pelos motoristas. Os alemães chegavam a ficar impacientes quando o ônibus atrasava 2-3 minutos. Não ter o relógio ajustado ao horário local oficial, podia significar perder o ônibus.

Planejamento e organizações nas reuniões de trabalho

No ambiente de trabalho, o momento onde a pontualidade fazia mais sentido eram as reuniões. Nunca me esqueço que nos primeiros dias de trabalho, ficava espantado que ao chegar nas reuniões, mesmo que pontualmente, todos já estavam na sala. Meu chefe na época disse: “se a reunião á as 09:00, chego na sala as 08:45 para recapitular a pauta e me preparar melhor”.

Pontualidade gera produtividade

A pontualidade inserida na cultura alemã, evita o desperdício de tempo, otimiza o cronograma das atividades diárias e torna o ambiente corporativo mais produtivo. Esta é uma dica que sempre tento levar comigo como aspecto de melhoria contínua. Penso que se pudéssemos incorporar esta dinâmica aqui no Brasil seria muito bom para o mercado empresarial, claro que sempre adaptando estas medidas sem exageros e utilizando o bom senso, afinal de contas, cada povo tem a sua cultura e individualidade.

Texto originalmente publicado no jornal A Tribuna, Criciúma, 19/10/2016.

O autor

UNQ

UNQ Import Export

UNQ Import Export

Faça um comentário!