Blog da UNQ

Perspectivas dos profissionais nos negócios internacionais

Confira a coluna do sócio-diretor da UNQ, Renato Barata Gomes, no jornal A Tribuna, de Criciúma.

arteblog1607

Perspectivas dos profissionais nos negócios internacionais

A expansão da globalização possibilita às empresas oportunidades comerciais cada vez
mais diversificadas. Para que as empresas consigam maximizar os ganhos e minimizar os
riscos nos negócios internacionais, é preciso investir em pessoas capacitadas na gestão dos
processos de exportação e importação. Assim, é importante que os profissionais interessados em fazer parte deste contexto, entendam as exigências e necessidades deste mercado tão importante para o futuro do nosso país. Podemos dividir as competências dos profissionais de comércio internacional em três pilares principais:

  1. Conhecimento Técnico.

O conhecimento técnico é aquele proveniente da teoria absorvida na academia. Dentre oscursos universitários de maior sinergia com o comércio internacional, estão Administração, Relações Internacionais, Direito, Economia, Ciências Contábeis e Engenharia. Asáreas de conhecimentos mais comuns são Logística Internacional, Normas Aduaneiras, LegislaçãoInternacional, Gestão Tributária Internacional, Macroeconomia, Microeconomia, Câmbio, Finanças Internacionais, Marketing Internacional, etc. O conhecimento técnico é a base para uma boa capacitação profissional.

2. Conhecimento Tácito

Também conhecidos como “soft skills”, o conhecimento tácito é adquirido muitas vezes
fora da universidade, na vivência diária dos profissionais, ou através de ensinamentos em
outras instituições sociais fora do contexto acadêmico. A fluência no idioma, o conhecimento da cultura de outros países, aprimoramento nas habilidades de negociação, gestão do tempo, hábitos profissionais e estilos de vida em diferentes países, fazem parte da gama de conhecimentos tácitos e que podem exercer influência decisiva no sucesso dos negócios internacionais.

3. Vivência Internacional

Experiência no exterior e a vivência internacional, tornam-se ativos muito importantes
para o profissional que quer se destacar no mercado global. Pessoas com habilidade de
entender as diferentes percepções de negócios entre países, com habilidade de se comunicar com fluência em idiomas internacionais e com segurança para executar atividades laborais no exterior, fora de sua zona de conforto, acabam sendo altamente valorizadas no mercado de trabalho.

pagina1307

O autor

UNQ

UNQ Import Export

UNQ Import Export

Faça um comentário!