Por que a exportação pode salvar a economia do país
As circunstâncias econômicas têm mostrado a cada dia que o empresário moderno, para se manter competitivo, deve apostar no mercado internacional. Nestes tempos de dificuldade econômica generalizada, os detalhes na profissionalização são os diferenciais para manter a empresa no mercado. Encontrar o caminho certo para importar e exportar não são mais estratégias opcionais, são, sim, parte de um contexto necessário. Para se ter uma ideia de como precisamos melhorar, hoje, apenas 20 mil empresas brasileiras são exportadoras e 40 delas respondem por mais de 50% das exportações.
Crise de demanda
O problema de demanda que temos vivido nada mais é do que a diminuição do poder de consumo do brasileiro, ou seja, o trabalhador tem menor condição de compra, o que gera naturalmente a diminuição do potencial de vendas das empresas, e isso causa os problemas econômicos. Os principais motivos dessa redução de potencial de consumo foram o aumento dos juros, que deixaram o acesso ao crédito mais caro, o aumento da taxa de desemprego, que reduziu a renda média da população, e o aumento dos preços dos bens chamados insubstituíveis, aqueles que não podemos deixar de consumir como energia e transporte, e que limitou a compra de outros bens. Ou seja, tendo que pagar mais por essas coisas que somos obrigados, sobra menos para outras coisas que poderíamos consumir. Isso tudo gerou a crise de demanda que temos hoje. O potencial de produção e de venda das empresas não é consumido porque o cidadão não tem mais o mesmo potencial de compra.
A solução é encontrar consumidores fora do Brasil
Com a redução de demanda interna, as empresas precisam desenvolver sua condição de buscar novos cliente e uma das principais alternativas é encontrar consumidores fora do Brasil. Por isso, o Governo tem estimulado as empresas a exportar. O objetivo é sair do ciclo negativo que a economia se colocou: a população brasileira consome menos, as empresas vendem menos, ficam em dificuldade e empregam menos. Com menos empregos, o potencial de compra do cidadão reduz ainda mais e as empresas, vendendo menos, precisam reduzir novamente os custos demitindo seus empregados. E assim sucessivamente em um ciclo negativo que só é possível sair buscando novos clientes, em âmbito internacional.
Resultados de uma oportunidade bem aproveitada
O objetivo do Governo, na verdade, tem sido buscar alternativas para os problemas de consumo que temos no país. Se não há consumidores locais, é fundamental busca-los em outras partes do mundo. Por isso, é o momento ideal para as empresas aproveitarem os incentivos, buscarem capacitação a respeito do processo de internacionalização, encontrar parceiros especializados para obter uma orientação profissional e, no final de tudo, aproveitarem o status e os benefícios gerais de ser uma empresa exportadora.