Por que as exportações são tão importantes no momento atual?
Como o novo patamar do dólar, praticado desde fevereiro, não gerou o aumento natural das exportações como se esperava, o governo tem feito diferentes ações para estimular a economia brasileira através do comércio internacional. A ideia é simples: temos um sério problema de falta de consumo no Brasil. Ou seja, as pessoas têm consumido pouco. Com isso, as empresas brasileiras têm dificuldade de vender e consequentemente de se manterem no mercado, gerando desempregos.
Por isso, é necessário buscar consumidores fora do Brasil. Se as empresas produzirem mais para atender o mercado internacional, naturalmente serão gerados empregos. Com seus empregos de volta, o brasileiro volta a consumir mais e a economia tende a crescer, condicionando as empresas a aumentarem suas atividades. Ou seja, exportar é a solução encontrada pelo governo para a condição atual, o que justifica tanta expectativa e tanto trabalho direcionado às exportações.
Baseada nisso, esta semana, a presidente Dilma viaja para o México na expectativa de aproximar os países e apresentar os programas de exportação brasileiros. Durante o mês, já esteve com representantes da China e do Uruguai, bem como, anunciou intenções de avanços com a União Europeia. No final de junho, ela deve se encontrar com o presidente americano com o mesmo objetivo.
Com essa aproximação a potenciais países, um programa de incentivo à exportação deve ser lançado no próximo mês pelo governo e entidades como Apex e Abimaq já trabalham neste sentido também. Ou seja, o governo tem trabalhado todos os aspectos macro a fim de estimular as empresas a escoarem sua produção no exterior para gerar o ciclo de economia crescente sobre o qual falamos anteriormente.
Para atingir a solução encontrada pelo governo, no aspecto micro, as empresas que quiserem exportar devem se adequar, buscando capacitação para voltar ou entrar no mercado internacional. Para isso, o planejamento e o conhecimento são fundamentais. Na condição atual, não há espaço para erros. Afinal de contas, não adianta utilizar dos mecanismos que o governo tem criado e investir milhões de reais para vender carne de vaca na Índia. Além de não vender, a empresa ainda incorrerá em um crime local. Nesses momentos, cada um precisa fazer bem a sua parte.
Por ora era isso! Na Zdrowie!
Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.