Retrospectiva 2016 no cenário internacional brasileiro
A coluna de hoje traz alguns dos fatos marcantes que impactaram as relações internacionais do Brasil.
Oscilação cambial impactou diretamente as estratégias de comércio internacional
A instabilidade política, representada principalmente pelos resultados da operação lava jato, do impeachment da ex-presidente Dilma e da conturbada transição de governo para o presidente Temer influenciaram a variação cambial de importantes moedas, como o dólar e o euro, que chegaram a oscilar 25%, impactando as importações e exportações brasileiras.
Exportação voltou a fazer parte do planejamento estratégico das empresas
A depreciação do real frente ao dólar americano trouxe a exportação novamente para dentro do planejamento estratégico das empresas, principalmente as pequenas e médias, que passaram a considerar a exportação como uma oportunidade para superar a crise econômica instalada no Brasil.
Governo lançou programa de desburocratização do comércio exterior
Apesar do câmbio favorável para a exportação, muitas empresas reclamam de burocracia excessiva, de falta de infraestrutura portuária e de transporte e de leis muito complexas. Atendendo às reclamações de empresários, o governo anunciou o Plano Nacional de Exportação e o Portal Único do Comércio Exterior, visando dar maior suporte à promoção comercial, reduzir a burocracia, aumentar o crédito, maior incentivo tributário e maior integração entre empresas e órgãos anuentes, reduzindo o tempo de liberação de produtos na exportação e na importação.
Brexit atrapalha fortalecimento de acordos Brasil e União Europeia
A saída do Reino Unido da União Europeia ocorreu bem no momento em que o Brasil anunciava a intenção de fortalecer acordos bilaterais e multilaterais com países membros da União Europeia. Este fato atrapalhou o andamento das negociações.
Vitória de Donald Trump gera dúvidas sobre acordos entre Brasil e EUA
O fortalecimento comercial com os Estados Unidos era outra prioridade do atual governo federal brasileiro. A vitória de Donald Trump e algumas de suas propostas de campanha levantaram alertas sobre a sequência das negociações destes acordos.
Brasil, pátria educadora
No âmbito da educação internacional, em 2016, o governo federal cancelou o projeto Ciências Sem Fronteiras, um programa de bolsas de capacitação no exterior para estudantes Brasileiros, um projeto muito enriquecedor para a troca de conhecimento internacional.
Morte de Fidel abre brecha para reformulação político-econômico em Cuba
Fidel Castro é visto como herói para muitos e como um cruel ditador para outros tantos. Sem dúvida foi um líder político marcante e polêmico. Sua morte enfraquece a esquerda latino-americana e abre uma brecha para uma nova discussão sobre o sistema político-econômico em Cuba, e sua relação comercial com o resto do mundo.
Para saber mais sobre o mundo dos negócios, entre em contato com a UNQ Import Export.
Texto originalmente publicado no jornal A Tribuna, de 28/12/2016.