Saldos positivos de vendas para China em abril
Saldos positivos de vendas para China em abril
Exportação de soja contribuiu para bons números
O Brasil acumulou um saldo positivo de 3892 milhões de dólares nas trocas comerciais com a China de Janeiro a Abril, empurrado sobretudo, pelas vendas de soja que cresceram 47,53% em termos homólogos, de acordo com dados oficiais. Nos primeiros quatro meses do ano as exportações do Brasil para a China atingiram 11 268 milhões de dólares e da China para o Brasil, que registaram uma queda homóloga de 39,30%, ascenderam a 7376 milhões de dólares.
Os números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior indicam que, a manter-se esta tendência, o Brasil deverá registar este ano um saldo recorde nas suas trocas com a China. A soja é uma das grandes responsáveis pelos bons indicadores, principalmente pela venda de mais de 16 milhões de toneladas aos chineses. Também evoluíram as vendas de carne de frango (US$ 256 milhões) e da carne de vaca (US$ 214 milhões).
Já para os setores de mineração de ferro e petróleo, o ano acumula perdas de 19,60% no primeiro caso e de 26,44% no segundo entre janeiro a abril. Ainda assim, o saldo comercial se mantém elevado. “A China, apesar dos números não tão altos durante sua expansão de aberturas de mercado como há alguns anos, continua como forte parceiro comercial do Brasil. Mantendo essa tendência, podemos atingir recordes em 2016 de vendas aos chineses. Para o exportador, a China continua como excelente oportunidade”, finaliza o diretor da UNQ Import Export, Marcelo Raupp.
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.