Seis ações que impactarão a indústria e o comércio exterior no Brasil
Por: Renato Barata Gomes, diretor da UNQ Import Export – renato.barata@unq.com.br
Na semana passada foi realizada em São Paulo a edição de 2017 do Fórum de Investimentos Brasil 2017, reunindo líderes políticos, empresariais e acadêmicos do Brasil e do exterior. A coluna de hoje faz uma reflexão sobre alguns temas debatidos neste evento que têm impacto sobre o futuro da indústria e do comércio exterior brasileiro:
Necessidade de abertura comercial do Brasil: esta é uma mudança clara de direcionamento brasileiro quanto às políticas internacionais. O Brasil sempre foi visto como um país protecionista e resistente às negociações de acordos internacionais. O atual governo entende que o país deve fortalecer sua competitividade apoiando a internacionalização de empresas brasileiras ao invés de criar barreiras aos produtos estrangeiros. A reformulação de políticas de comércio exterior é fundamental para assegurar a estabilidade de negócios no Brasil e o desenvolvimento socioeconômico.
Reformas fiscais e cambiais: para atrair investimentos estrangeiros no Brasil tornam-se necessárias novas reformas fiscais e cambiais, isto é, redução de impostos para as indústrias brasileiras e a criação de mecanismos que busquem maior estabilidade cambial em nosso país. O crescimento da indústria nacional e a estabilidade cambial garantirão investimentos de longo prazo, menos especulação e, como consequência, maior desenvolvimento e credibilidade do Brasil no cenário internacional.
Aumento do número de acordos bilaterais e multilaterais: inserido na agenda que visa a maior competitividade internacional do Brasil está o aumento das negociações de acordos bilaterais e multilaterais no Brasil. Dentre acordos importantes, o Brasil é um dos líderes do Mercosul no desenvolvimento do acordo multilateral com a União Europeia. Além disso, apesar das dificuldades encontradas pelas mudanças na política externa norte-americana com o governo Trump, o Brasil tem interesse em estreitar o relacionamento e elaborar acordos bilaterais com os Estados Unidos.
Redução de burocracia no comércio exterior brasileiro: o Portal Único de Comércio Exterior esteve em pauta novamente no Fórum de Investimentos Brasil 2017. A plataforma tem como maior objetivo integrar os stakeholders da cadeia de valor no comércio exterior reduzindo pela metade o tempo no desembaraço aduaneiro nos processos de importação e exportação.
Plano Brasil Mais Produtivo: este plano cria um programa de capacitação para pequenas e médias indústrias na implantação de ferramentas voltadas à manufatura enxuta, buscando trabalhar a eficiência da produção, maximizando produtividade e eliminando desperdícios nos processos produtivos.
Rota Automotiva 2030: a elaboração da Rota Automotiva 2030 é um projeto que tem como objetivo recolocar a indústria automotiva brasileira no cenário das exportações globais. Para isso, são necessárias linhas de financiamento para inovação industrial que alavanquem a modernização do parque fabril automotivo, promovendo a redução do custo de produção dos automóveis produzidos no Brasil.