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Serviço com transbordo ou serviço direto: qual optar?

Apesar de estar no cotidiano das operações de importação e exportação, ainda é muito comum haver dúvidas quando o assunto é serviço direto e serviço com transbordo.

As vezes quando mencionado serviço “direto”, muitas pessoas são induzidas a pensar que o navio sairá do porto de embarque até o porto de destino sem que haja nenhuma parada durante todo o percurso. Na verdade, durante o trajeto, o navio faz escala em diversos portos desde o país de origem até o país de destino conforme a rotação e o serviço. As escalas servem para que o navio realize o carregamento de novas cargas e deixe nos portos as cargas destinadas a ele ou a serviços com transbordo.

No serviço com transbordo, significa que haverá uma mudança de navio durante a viagem, seja ela dentro do país de origem para portos que naturalmente dependem de um transbordo por serem portos considerados secundários, ou transbordos em outros país que estão fora da origem e destino da carga durante a viagem de longo curso.

Geralmente os portos secundários estão localizados mais no interior do país e dependem de uma cabotagem (feeder) até o porto principal, onde os contêineres serão transbordados para o navio de longo curso (mother vessel). Deste ponto, o serviço pode ser direto ou ainda com adicional de mais um transbordo que será feito em outro país.

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Cada transbordo adiciona uma semana a mais no tempo de trânsito de um porto ao outro, porém em alguns casos pode levar até mais de uma semana dependendo a situação operacional que o porto de transbordo se encontra ou disponibilidade de navios na rota.

E no que devemos nos atentar no processo?

Vale lembrar que mesmo os serviços com rotas diretas podem sofrer transbordos sem aviso prévio por diversos fatores, seja eles por razões comerciais ou operacionais, que acabam forçando a descarga de alguns contêineres para posterior alocação em outro navio.

É natural que haja desgastes entre o cliente e o agenciador do frete quando ocorre um transbordo não previsto, porém o armador está totalmente coberto e amparado pelas cláusulas contidas no Conhecimento de Embarque (BL).

Por isso é importante escolher uma empresa de confiança e sempre que possível solicitar a programação de navios quando houver dúvidas. Rotas com transbordo no trajeto de longo curso costumam ser mais competitivas e um sinal que podemos observar é o frete mais baixo em relação ao serviço direto.

Se você tiver alguma dificuldade ou dúvida relacionada a sua logística internacional, entre em contato com a Ethima Logistics pelo e-mail: carlos@ethima.com.br ou pelo telefone (47) 3349-2767, para que juntos possamos encontrar a melhor alternativa para o seu negócio.

O autor

CARLOS CASTRO

CARLOS CASTRO

Transportes Internacionais

Administrador de empresas (IFES, Brasil). Experiência de mais de 17 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento na área de agenciamento de cargas internacional (aéreo, marítimo, rodoviário e projetos). Experiência em desenvolvimento de parceiros no Brasil e no Exterior com viagens realizadas para Ásia, Europa e Estados Unidos. Manager business development na Ethima Logistics.

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