Setores de suinocultura e avicultura em SC celebram resultados de exportações no primeiro bimestre
Setores de suinocultura e avicultura em SC celebram resultados de exportações no primeiro bimestre
Mesmo com o valor das exportações catarinenses em queda no primeiro bimestre de 2016, em comparação com o mesmo período do ano passado, setores da indústria catarinense aproveitam para vender no mercado externo.
Apesar dos dados negativos, houve aumento nas exportações de suínos e aves na indústria catarinense. A venda externa de suínos avançou 12,78% no primeiro bimestre de 2016. Já o setor de avicultura obteve aumento de 5% no primeiro bimestre em relação ao mesmo período do ano passado. “Os números têm oscilado pelo excesso de cautela do mercado. Mas as oportunidades existem e aqueles que conseguirem aproveitar vão tirar grandes vantagens do momento, pondera o diretor da UNQ Import Export, Renato Barata Gomes.
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.