Terceirização de assessoria em comércio exterior traz benefícios para indústria
Terceirização de assessoria em comércio exterior traz benefícios para indústria
DELUCCA Confecções ganhou benefícios financeiros e logísticos
Considerada como uma das mais tradicionais empresas do polo de confecção do sul de Santa Catarina, há 44 anos a DELUCCA atua com alfaiataria e camisaria em sintonia com as mais atuais tendências mundiais da moda. Com parque industrial situado em Criciúma e presente em mais de 500 lojas multimarcas pelo Brasil, as coleções da DELUCCA agregam qualidade em ternos, camisas, calças, paletós, saias e vestidos.
Para a produção e o atendimento a toda rede varejista, a DELUCCA frequentemente importa matéria-prima do exterior. Mas até o final de 2013, o processo era realizado sem um planejamento a médio e longo prazo. “As importações não faziam parte da rotina da empresa. Ocorriam de forma pontual e traziam problemas financeiros e de tempo aos colaboradores e direção”, relembra a gerente de desenvolvimento de produto da DELUCCA, Beatriz De Lucca.
Com a terceirização dos serviços, a UNQ Import and Export passou desde o último ano a atuar como gestora global dos processos de comércio exterior da DELUCCA. “Atuamos como facilitadora na operação de determinados suprimentos importados que a indústria necessite. Efetivamos a assessoria desde a prospecção até o recebimento da carga reduzindo custos com tributação”, esclarece o diretor da UNQ Import and Export, Marcelo Raupp.
Os benefícios para a indústria de confecção transformou o problema de importar em solução. “Houve toda uma organização do processo sem que para isso houvesse a necessidade de contratar um colaborador na própria empresa. Principalmente neste momento de recessão, contar com este tipo de consultoria nos traz mais segurança nas negociações e no planejamento”, resume Beatriz.
O autor
Renato Barata Gomes
Inovação, Tecnologia e GlobalizaçãoSócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.