Três grandes oportunidades em períodos adversos da economia
Coluna desta quarta-feira (20) na editoria de Economia sobre três grandes oportunidades em períodos adversos da economia, com o diretor da @unqimport, Renato Barata Gomes:
Três grandes oportunidades em períodos adversos da economia
Em tempos de crise, é muito comum escutarmos pessoas e empresas que reclamam da situação econômica, desanimadas e com medo de realizar novos investimentos. Por outro lado, há muitos empreendedores que aproveitam a recessão para gerar oportunidades de negócio, ao investir em inovações e ampliar parques fabris com maquinário moderno na busca de diferenciação frente à concorrência.
1 ) Redução de imposto na importação de produtos inovadores
Para aqueles que buscam investir na modernização de suas fábricas, a importação pode ser uma ótima oportunidade. O governo brasileiro apoia empresas com interess
e na importação de máquinas, equipamentos, produtos de informática ou telecomunicação, concedendo um benefício conhecido como Ex-Tarifário. Este regime permite uma redução na alíquota do imposto de importação destes produtos. Entretanto, este programa só é concedido para produtos importados sem similar nacional.
2 ) Incentivo às novas tecnologias e bens de capital sem produção nacional
A importância do regime Ex-Tarifário consiste em três aspectos fundamentais. Primeiramente, viabiliza aumento de investimentos em bens de capital, de informática e telecomunicação que não possuam produção equivalente no Brasil. Além disso, possibilita aumento da inovação por parte de empresas de diferentes segmentos da economia, com a incorporação de novas tecnologias inexistentes no Brasil, com reflexos na produtividade e competitividade do setor produtivo. Finalmente, produz um efeito multiplicador de emprego e renda sobre segmentos diferenciados da economia nacional.
3 ) Para a região: modernização da indústria cerâmica através da importação
Os fabricantes de revestimentos cerâmicos em nossa região são exemplos de empresas que, na adversidade da crise econômica, têm utilizado o benefício do Ex-Tarifário, para investir na modernização de suas fábricas, ao comprar equipamentos, tais como prensas, robôs, impressoras industriais, entre outros, que possibilitam maior produtividade e melhor qualidade dos produtos. Através do conhecimento em comércio exterior, aliado as habilidades técnicas, empresas conseguem agregar valor, gerar vantagem competitiva no mercado e consequentemente, promover o desenvolvimento econômico da nossa região.
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.