Um Novo Alfinete Colorido no Mapa
A alta do dólar também tem atrapalhado os planos de quem tem intenção de viajar para o exterior. No final da semana passada, o Banco Central divulgou os dados do turismo no período de janeiro a abril de 2015. Nestes quatro meses, os gastos com viagens internacionais dos brasileiros caíram 16% com relação aos mesmo período do ano passado. Entre os meses, pior resultado é o de abril que teve uma redução de 30% se comparado com 2014.
Pensando nisso, as empresas aéreas vêm tentando aliviar o bolso do consumidor com promoções, principalmente para voos para os Estados Unidos. Nos sites especializados em busca de passagens, é possível encontrar voos de até 700 reais para trechos entre São Paulo e Miami, ida e volta. A média de valores, no ano passado, era de 2000 reais pelo mesmo trecho.
Além de utilizar as ferramentas de pesquisa online para comprar passagens e reservar hotéis, negociar bem a troca de reais pela moeda americana é uma opção para economizar nas viagens. O Banco Central disponibiliza online o Ranking do Valor Efetivo Total, ou VET, que traz o valor médio em que o dólar foi negociado nas Instituições de Câmbio do país no último mês e também indica as Casas e Bancos que cobram menos. O Ranking VET pode ser encontrado no site do Banco Central, em www.bcb.gov.br.
Claro que, em tempos de economia em recessão, é muito mais difícil fazer uma viagem internacional. Entretanto, do mesmo modo como acontece nas importações, o aumento do dólar por si só não é impeditivo. É preciso planejar (com mais antecedência, os valores são melhores), buscar alternativas, pesquisar a realidade e, se for o caso, adequar o destino. Eu sempre digo que um alfinete colorido novo no mapa é um aprendizado decorativo na própria vida.
Por ora era isso! Na Zdrowie!
Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.