Blog da UNQ

Vale mais apostar na loteria que na taxa cambial

O dólar seguiu a tendência de queda e recuou frente ao real nesta segunda-feira. O que temos percebido é que os dados econômicos americanos, embora positivos, foram superestimados pelo mercado no começo do ano. Com isso, há uma tendência de adequação no mercado global sobre a moeda americana. Além de recuar diante do Real em 1,2%, o dólar também recuou 0,93% frente ao Rand sul africano, 1,39% diante da Lira Turca, 0,17% em relação ao peso mexicano e 1,53% diante do rublo, a moeda russa.

Com isso, os analistas, que apostavam em um dólar a R$3,25 para o final do ano, já têm reduzido as suas expectativas diante deste taxa antes prevista. A nova aposta é para R$3,15, mas, como já observamos por aqui, algo totalmente imprevisível tendo em vista tanta variável mundial envolvida.

Basicamente, diante desta previsão, espera-se que o aumento dos juros americanos aconteça entre julho e agosto, que a Grécia consiga negociar sua dívida e consequentemente a manutenção na Zona do Euro, e o Governo Brasileiro consiga ter habilidade o suficiente para tratar todos os conflitos diante do ajuste fiscal, sem contar com novas surpresas que o mundo dos negócios pode trazer.

Vale mais apostar na Loteria do que na taxa cambial para o final do ano.

Por ora era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

Faça um comentário!