Blog da UNQ

Vale um Chá Chinês

Mesmo que a impressão do final do mês tenha sido de queda, afinal o dólar fechou o dia ontem a R$3,19, a realidade mostra um aumento de 11,7% no acumulado do mês, o maior desde setembro de 2011. Além da valorização mundial da moeda americana, alguns fatores internos têm influenciado nesse panorama cambial.

As tentativas de viabilizar as medidas de corte de gastos públicos, o aumento de alguns tributos e o fim de cortes de outros tributos buscam formas de recuperar a economia e é o que têm sido chamado de ajuste fiscal. Os desentendimentos entre o governo e os parlamentares para chegar a um entendimento sobre este tema, dentro dessa crise política, é o que tem feito o câmbio oscilar também, efeito da interpretação do mercado sobre os acontecimentos.

Quando o mercado entende que os acordos de ajuste estão mais distantes e o risco de investir no Brasil é maior, o dólar aumenta. Quando as expectativas são de aproximação, como aconteceu ontem com a participação do ministro da fazenda, Joaquim Levy, em audiência no Senado, o dólar recua. Isso reduz um pouco a insegurança do mercado e afeta positivamente.

Hoje, teremos o primeiro dia sem as intervenções do Banco Central no mercado, que vem acontecendo desde 2013. Durante este tempo, foram negociados contratos em dólar no mercado futuro com o objetivo de aumentar a oferta e controlar o aumento da moeda americana. A expectativa, por isso, é que o dólar durante o mês alcance seu patamar real diante do nosso real. Eu aposto um chá chinês neste aumento!

Por ora era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

 

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

Faça um comentário!