Blog da UNQ

6 dicas para otimizar uma visita de negócios à China

A China é atualmente o principal parceiro comercial do Brasil. Desta forma, é natural a aproximação comercial entre empresas destes países. Entretanto, a diferença cultural existente entre o nosso país e o gigante asiático, gera certa resistência e muitos brasileiros acabam postergando uma viagem à China com medo do choque cultural. Assim, o artigo de hoje traz algumas dicas para otimizar uma visita de negócios à China.

Visto de entrada

É mandatório o visto de entrada na China por brasileiros. O visto pode ser feito pessoalmente na Embaixada da China ou através de um despachante especializado. É muito importante escolher um despachante especializado e que tenha experiência com vistos chineses, caso contrário, é comum viajantes terem problemas como atrasos, retrabalho no preenchimento de documentos e custos elevados na emissão do visto chinês.

Há alguns anos, a embaixada concedia normalmente vistos de uma ou duas entradas. Vistos de múltiplas entradas não era uma tarefa fácil. A partir do ano passado, a China passou a conceder vistos de múltiplas entradas com validade de 5 anos o que facilitou muito o processo burocrático na emissão do visto chinês.

renato barata gomes unq viagem a negocios china

Passagens aéreas

Como existem diversas conexões disponíveis para chegar à China, é muito importante pesquisar com antecedência as disponibilidades de voos, comparar preços e também comparar os horários de espera entre conexões, inclusive os pernoites em conexões. As conexões mais utilizadas nas viagens à China são Estados Unidos, Europa, África do Sul e Emirados Árabes. Algumas conexões já vão direto para a China e outros preferem ir até Hong Kong e depois ir à China de trem, ônibus ou avião.

Hotéis

O hotel é sempre um aspecto interessante nas viagens internacionais. Como na China, a comunicação é prejudicada pela barreira do idioma, pegar um táxi nem sempre é uma tarefa fácil. Sendo assim, o metrô acaba sendo uma ótima alternativa de transporte. Por isso, selecionar um hotel perto de estações estratégicas de metrô é uma grande vantagem.

Sites especializados em hotelaria ajudam muito a verificar a localização, verificar os comentários escritos por outros hóspedes e também identificar um hotel com uma boa relação custo x benefício. Ao chegar no hotel, peça sempre na recepção para um chinês escrever o nome do hotel em mandarim. Muitas vezes os chineses têm dificuldade em entender o alfabeto romano. Por isso, ter o nome do hotel escrito em mandarim evitará maiores dores de cabeça.

Cartão de Crédito

Turistas na China tem bastante dificuldade em utilizar cartão de crédito, inclusive em hotéis. É importante trocar dólares aqui no Brasil e levar dinheiro em espécie nas viagens à China.

Inglês

Nas feiras de negócio e em lugares turísticos os chineses até arranham um inglês. É importante estar acompanhado de pessoas que dominam o idioma para minimizar os problemas de comunicação durante a viagem.

Feira de Cantão ou outras feiras de negócio?

Normalmente, as visitas à China estão relacionadas a viagens de negócio e a Feira de Cantão é, certamente, um dos destinos de negócio mais procurados pelos brasileiros. Mas é frequente a seguinte dúvida: Devemos ir a Feira de Cantão ou escolher outras feiras na China? A resposta para esta pergunta é sempre: Depende!

A escolha da feira apropriada dependerá sempre do propósito do negócio, do perfil do empreendedor e do que se busca na feira. A “Canton Fair” é a maior feira multissetorial do mundo e ocorre duas vezes ao ano, uma edição em Maio e outra em Outubro. Composta de 3 fases divididas em 3 semanas, são elas:

  1. Na primeira fase, encontram-se produtos das áreas de eletrônicos, eletrodomésticos, iluminação, maquinário, energia, materiais de construção, veículos e acessórios automotivos, ferramentas, produtos químicos.
  2. A segunda fase é destinada para produtos de consumo, presentes, e artigos de decoração doméstica.
  3. Finalmente, a fase 3 possui produtos de escritório, malas, produtos para recreação, equipamentos médicos e produtos para saúde, alimentos, sapatos, produtos da indústria têxtil  e de aviamentos.

Para pessoas que buscam agregar produtos ao seu portfólio, encontrar produtos para iniciar um negócio novo, e prospectam produtos diversificados, certamente a Feira de Cantão é uma ótima alternativa e deve ser visitada.

Entretanto, para aqueles profissionais que buscam desenvolver novos fornecedores de um produto específico ou de poucos produtos de uma mesma indústria, a Feira de Cantão, poderá ser pouco aproveitada pois, apesar de ser uma
feira gigante, muitas vezes um setor específico não é muito representativo na feira, e pode-se não encontrar a quantidade de opções esperada. Neste caso, selecionar uma feira específica do setor desejado certamente é a melhor opção.

Boa viagem!

Traçar os objetivos da viagem, planejar a viagem com antecedência e estar com a mente aberta para uma imersão cultural diferente, certamente são os pontos chaves para ter uma viagem prazerosa na China. Yí lù píng na!

O autor

Renato Barata Gomes

Renato Barata Gomes

Inovação, Tecnologia e Globalização

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.

Faça um comentário!